Bragança Braga Vila Real Aveiro Guarda Viseu Coimbra Leiria Santarém Portalegre Évora Setúbal Beja Faro Lisboa Castelo Branco Porto Açores Açores Açores Açores Açores Açores Açores Açores Açores Madeira Madeira
mapa separador

História de Portugal

Como é sabido, Portugal foi, é, e será sempre conhecido como um país de conquistadores. Após as ocupações e batalhas entre inúmeros povos, surgiu em 1125 um jovem com apenas 14 anos de idade, que se forma cavaleiro e guerreiro independente. Esse jovem chamava-se Afonso Henriques.

Em 1128, Afonso Henriques declara o Condado Portucalense como principado independente.

Por volta do séc. XV, Portugal inicia a “Era dos Descobrimentos” e conquista inúmeras praças como a Madeira, Açores, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola e a Guiné. Em 1500, Pedro Álvares Cabral navegou até às Américas e descobriu o Brasil.

Em 1514, Jorge Álvares chega á China e em 1543 Francisco Zeimoto, António Mota e António Peixoto chegam ao Japão.

Nessa época, Portugal era uma potência Mundial, beneficiando toda a Península Ibérica. Os portugueses importavam especiarias (coentros, gengibre, pimenta, caril, açafrão…), café, arroz, amendoins, ananás, milho, batata, tomate, ouro, diamantes, entre muitas outras coisas, sem esquecer o famoso Chá do Oriente que os Ingleses receberam e introduziram na sua cultura. Muitos destes produtos eram desconhecidos até então na Europa.

No dia 25 de Abril de 1974, deu-se o golpe de estado mais bem-sucedido da história – “A Revolução dos Cravos”. Após 41 anos de ditadura, o exército português e os portugueses em geral revoltaram-se. Quando os soldados saíram às ruas alguém começou a distribuir cravos vermelhos pelos soldados. Cada soldado colocou um cravo vermelho no cano da espingarda. Mas…como é que as tropas souberam do momento ideal para entrar em acção?

Tudo vinha a ser planeado desde algum tempo e a chave de tudo foi um sinal dado na rádio através de uma senha, que não era nada mais, nada menos do que uma música de “Zeca Afonso” – “Grândola Vila Morena”. As tropas estavam em marcha e o povo saía à rua. Estava instalada a liberdade em Portugal.

Portugal é um país acolhedor, com paisagens deslumbrantes e uma gastronomia única.

Se o que você procura é paz, aventura, alegria, conforto, boa comida, bom vinho, beleza natural….Bem-vindo a Portugal!